Novos balões de lixo enviados pela Coreia do Norte para a do Sul continham fezes humanas e parasitas

A Coreia do Sul informou nesta segunda-feira (24), que entre o lixo presente nos balões enviados para a fronteira pela Coreia do Norte estavam artigos impressos com personagens da Hello Kitty, roupas gastas e sujeira contendo vestígios de fezes humanas e parasitas. Esta é uma ação já conhecida e que vem sendo realizada desde o final de maio.

De acordo com um relatório do Ministério da Unificação do Sul, responsável por cuidar do Norte, também foram encontradas roupas rasgadas e cortadas, doadas pelo próprio Sul, além de lixo em geral que aparentava ter sido coletado às pressas. A Coreia do Sul enviou unidades militares de explosivos e equipes de guerra química e biológica para inspecionar os objetos recém-chegados.

A Coreia do Norte, por sua vez, afirmou que os balões eram uma retaliação relacionada a uma campanha de propaganda de desertores norte-coreanos e ativistas no Sul, que regularmente enviam balões carregando alimentos, remédios, dinheiro e panfletos criticando os líderes do Norte.

Dentre a sujeira presente em alguns sacos plásticos, parasitas e DNA humano constaram, comprovando que continham fertilizantes que utilizavam fezes humanas. Sofrendo uma escassez crônica de alimentos, a Coreia do Norte dependia da Sul para remessas maciças de fertilizantes químicos, até que essa ajuda foi suspensa em 2007, quando Pyongyang acelerou o desenvolvimento de armas.

Ainda na semana passada, a Coreia do Norte alertou que enviaria mais balões com lixo.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução