Pesquisa diz que quase 50% dos brasileiros evitam ler ou assistir noticiários
Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17), pelo Instituto Reuters, aponta que quase metade dos brasileiros evita ler ou assistir ao noticiário. Segundo os dados, 47% dos moradores disseram evitar notícias às vezes ou frequentemente no dia a dia, número 6 pontos percentuais acima do registrado no estudo de 2023 (41%).
O desinteresse dos brasileiros é maior que o contabilizado globalmente (39%). Das 94.943 pessoas entrevistadas em 47 países, a maioria disse se sentir desgastada pela quantidade de notícias atualmente, sobretudo em relação aos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio. No geral, o público reclama da lacuna de histórias que podem aumentar o otimismo.
Entre os que leem ou assistem às notícias no dia a dia, o YouTube é apontado como a principal ferramenta para 31% dos entrevistados, especialmente entre os mais jovens. O WhatsApp também é bastante utilizado (21%), seguido pelo TikTok (13%), que ultrapassou o Twitter (10%), agora rebatizado de X, pela primeira vez.
O instituto concluiu que há “diferenças claras” em termos de preferências de assunto por idade e gênero. Notícias locais e internacionais são consideradas mais importantes para o público até 35 anos, enquanto política está entre os temas principais para maiores de 45 anos. Os jovens, por sua vez, se interessam mais por meio ambiente e bem-estar.
Em relação à confiança nas notícias, o percentual se manteve estável, em 40%. O número, contudo, ainda está quatro pontos abaixo do registrado na pandemia de Covid-19.
Dentre os entrevistados, muitos disseram recorrer a influenciadores e celebridades do que a jornalistas ou veículos de mídia para se informar. O cenário é maior no Brasil, onde 45% disseram confiar em fontes alternativas de notícias, ante 34% que optam por veículos consagrados. Em seguida, aparecem os Estados Unidos (43%, ante 35%).
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Reprodução Internet