OABRJ inaugura Casa da Advocacia em Piabetá
Advogadas e advogados do município de Magé, na Baixada Fluminense, acabam de ganhar mais um ponto de apoio para o exercício profissional mantido pela OABRJ com a inauguração, nesta quinta-feira, dia 13, de uma Casa da Advocacia em Piabetá. Pensada para atender aos colegas que não têm fácil acesso à sede da OAB/Magé, a Casa da Advocacia Laís de Miranda Tavares (batizada assim em homenagem à primeira mulher a presidir aquela subseção e qualquer outra no estado) resolve qualquer queixa sobre praticidade, já que está instalada no segundo andar do terminal rodoviário de Piabetá.
Completamente climatizado, com escritórios digitais, salas para peticionamento, banheiros e copa, além de um auditório amplo que dispõe de 70 lugares – que ganhou o nome do ex-presidente Norberto Judson de Souza Bastos – o novo espaço vai beneficiar cerca de 300 colegas da localidade.
A Seccional foi representada pela vice-presidente, Ana Tereza Basilio, e pela secretária-adjunta, Mônica Alexandre. Também prestigiaram a inauguração, também como representantes da Seccional, o diretor do DAS, Ricardo Menezes; o vice-diretor de Valorização da Advocacia pelas subseções, Lucas Perez, e a diretora de Apoio à Advocacia da OABRJ, Emília Garcez. Outros nomes foram o presidente da OAB/Magé, Paulo Dutra, o ex-presidente da Subseção de Magé, Edson de Freitas, a delegada da 66ª Delegacia de Polícia de Magé, Débora Rodrigues, e o deputado estadual Vinicius Cozzolino (União/RJ).
Durante a cerimônia, Basilio recebeu o título de Cidadã Mageense por iniciativa de Cozzolino e disse que a Casa da Advocacia é “um sonho realizado para toda a advocacia”.
“A nossa prioridade deve estar voltada às subseções, à advocacia que precisa verdadeiramente do nosso auxílio e da nossa estrutura. Precisamos investir cada vez mais nas subseções. Vamos trabalhar para que esse auditório seja transformado no Centro Cultural Jurídico de Magé. Eu me comprometo em trazer workshops da Mentoria e cursos da ESA, para que, juntos, possamos transformar o município em um pólo de debates jurídicos relevantes”.
Mônica Alexandre expressou orgulho pela grande representatividade feminina na inauguração.
“Eu fico muito emocionada ao ver esta mesa mista, composta por homens e mulheres em pé de igualdade. Além disso, olhar para essa plateia e ver um número tão expressivo de colegas advogadas atuantes também é motivo de orgulho”, disse a secretária-adjunta da Seccional.
O presidente da OAB/Magé, Paulo Dutra, espera que a casa sirva de inspiração para toda a advocacia, para que os colegas “trabalhem com mais conforto e fortaleçam a classe, o que constrói uma sociedade cada vez mais justa”.
Ao discursar, Cozzolino exaltou a importante missão da Ordem de estabelecer interlocução com os entes públicos e parlamentares para tratar de pautas de interesse público.