Planos de saúde: deputado não é favorável a incluir venda de plano que não cobre internação

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA), relator do projeto que prevê nova regulamentação para planos de saúde, resiste a incluir no texto a autorização para que operadoras vendam o chamado “plano segmentado”. O novo formato cobriria apenas consultas e exames, sem contemplar internações. Por outro lado, o parlamentar defende uma nova fórmula de reajuste de planos coletivos que preserve a margem de lucro das empresas.

Em entrevista ao jornal O Globo, o parlamentar afirmou que a criação dessa modalidade parece interessante “a um primeiro olhar”, mas ele teme que esse novo plano “seja pior para o consumidor”.

Contudo, Duarte considera a proibição de rescisão unilateral um “ponto inegociável” no debate. “Qualquer rescisão unilateral é um pecado por parte dessas empresas. A contratação de um plano de saúde é uma das poucas aquisições que o consumidor faz pensando em nunca usar. Como eles podem se eximir de atendimentos quando as pessoas mais precisam? Vamos deixar clara a proibição das rescisões unilaterais de qualquer contrato, exceto quando o consumidor atrasar o pagamento a partir de 60 dias. Os planos vivem dizendo que vão quebrar, mas não vão. É mais fácil trocarem o relator do que eu tirar a proibição da rescisão unilateral, de qualquer tipo de contrato, do texto“, disse.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Internet