Cinema Roxy tem previsão de reabrir em setembro, como espaço para shows e peças

Um dos Cinemas mais antigos do Rio, o Roxy, localizado em Copacabana, Zona Sul da cidade, reabrirá em setembro após passar por uma grande reforma. Transformado em um estúdio multifuncional, o espaço poderá receber apresentações de teatro, dança e música.

O engenheiro Paulo Bodas, responsável pela restauração, garantiu que elementos importantes serão preservados. Inspirados no luxo e elegância do cinema, inaugurado em 1938, que na época, a sala tinha capacidade para 1.600. O Roxy já foi o maior cinema do Brasil e recebeu políticos e artistas importantes, além de ter sido palco de várias estreias de filmes.

Sérgio Moreira Dias, o arquiteto autor do projeto, é um desses antigos moradores de Copacabana, apaixonados pelo Roxy . Tanto que guardava de cabeça detalhes que ninguém mais lembrava.

Eu frequentei esse cinema desde pequeno e quando a gente chegava aqui e olhava a cúpula luminária já era a primeira atração artística. E, quando nós chegamos aqui [para a reforma], ela estava totalmente desaparecida, não tinha plantas, não tinha referência nenhuma. Quem dava a informação dizia que não tinha cúpula. A gente foi insistente e um dia descobriram“, lembra Sérgio.

Tanto a entrada com a escadaria de mármore, quanto a fachada com o letreiro são tombadas pelo patrimônio municipal, então serão preservadas.

O trabalho de restauração foi o maior desafio desse projeto, segundo o arquiteto.

Na última versão das colunas elas estão em preto, mas a gente quando fez a pesquisa de cores, tiveram várias fases contando a historia da época das pinturas. E a gente está buscando o dourado, por ser a grande referencia do decô“, diz Sérgio.

Na década de 1990, para evitar a falência, o cinema Roxy foi dividido em três salas. Mesmo assim, o cinema de rua fechou as portas em 2022. Dois investidores cariocas assumiram o espaço até 2044.

O Roxy deixará de exibir filmes, mas continuará sendo um espaço cultural, com capacidade para 700 pessoas, funcionando como um “dinner show” onde o público poderá jantar e assistir a espetáculos.

A estrutura do prédio foi reforçada para suportar os equipamentos necessários. Projeções mostram como tudo deve ficar depois de pronto. Moradores de Copacabana ouvidos pelo RJ2 já se disseram ansiosos com a novidade.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução Internet