‘Tios do Zap’ devem ser público-alvo de nova campanha contra fake news

Com o objetivo de promover “letramento digital” aos idosos, o Tribunal Superior Eleitoral pretende lançar uma campanha contra desinformação em eleitores com idade superior a 60 anos. A avaliação é de que há uma vulnerabilidade dessa faixa etária em relação a fake news.

Cármen Lúcia, presidente da Corte, deve apoiar uma iniciativa que vem sendo encampada pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com as plataformas digitais. Haverá uma reunião sobre o assunto nesta quinta-feira. O instituto está finalizando um projeto que reúne influenciadores digitais da terceira idade. Como a campanha foi bem-sucedida nas eleições gerais de 2022, com mais de 700 mil visualizações, o modelo deve ser replicado no pleito municipal deste ano.

O objetivo da iniciativa é combater a propagação de desinformação camuflada de notícia e alertar a população mais idosa para a necessidade de cautela no compartilhamento virtual de textos, imagens e links que possam ter conteúdo falso ou conspiratório.

O público-alvo compreende os “tios do zap”, referência alegórica aos parentes mais velhos que, por meio do WhatsApp, disseminam boatos sem conexão com a realidade.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Shutterstock