Em apenas uma semana, 29 pessoas foram baleadas e outras 18 morreram no Grande Rio

Em apenas uma semana, 29 pessoas foram baleadas em situação diversas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Até agora, dessas, 18 morreram.

Na terça-feira (11), foram registrados 8 mortos e 2 feridos. Na Operação na Maré, dois PMs do Bope acabaram baleados na ação que visava prender criminosos de outros estados. Ambos vieram a falecer em decorrência dos tiros. Quatro suspeitos também morreram. Em Seropédica, os irmãos Everton Junior (18 anos) e Kauã Nascimento (20 anos) foram mortos no Jardim das Acácias, no bairro Santa Sofia. Eles teriam sido vítimas da disputa entre milicianos rivais, que tentavam dominar a área. Na Baixada Fluminense, a repórter Monique Bittencourt e o cinegrafista Thiago Bessa da RECORD, estavam em um carro de reportagem que foi atacado na altura do Castelar, em Belford Roxo. Os dois se feriram pelos estilhaços, mas sem gravidade.

Na quinta-feira (13), Ana Beatriz Barcelos Nascimento, de 12 anos, retornava de uma aula de balé quando foi baleada nas costas na Comunidade da Pixunas, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. O estado da menina era considerado grave, e a família fez um apelo por doações de sangue.

Na sexta-feira (14), o sargento da Marinha Leandro Araújo de Oliveira, de 38 anos, foi salvo pela agenda que carregava ao ser alvo de disparos em uma tentativa de assalto em Madureira, na Zona Norte do Rio. O militar estava pilotando na Rua Capitão Couto de Menezes quando foi abordado por dois homens em uma outra moto. Assustado, ele tentou voltar na contramão, e os bandidos atiraram.

“Dois tiros pegaram nas minhas costas e pararam na minha agenda, disse o sargento.

Ainda na sexta-feira, guardas do 21º BPM (São João de Meriti) realizavam uma abordagem a um motociclista, na Av. Torres Homem, no bairro Éden, quando foram atacados a tiros por criminosos. Um policial militar foi atingido na mão esquerda e nas costas.

No sábado (15), mãe e filhos foram executados em Nova Iguaçu. Juliana Silva e Alexander Gomes foram mortos em um bar de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por 4 homens encapuzados.

Na segunda-feira (17), uma menina de 5 anos foi alvejada nas costas no Morro da Mineira, no Catumbi, durante um tiroteio entre criminosos. Segundo testemunhas, a criança ia para a escola quando foi atingida. Dois homens foram mortos na troca de tiros. No mesmo dia, em Ramos, Matheus Dias ficou no meio do confronto entre policias militares e criminosos no Morro da Baiana. Ele chegou a ser levado para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos. O policial Renato Lopes de Almeida estava em uma moto na Rodovia Washington Luiz (BR-040), em Duque de Caxias, quando foi abordado por ladrões. Baleado na cabeça, morreu no Hospital Municipal Moacyr do Carmo.

Ainda nesse dia, no Engenho da Rainha, Marcelo Ressol, de 60 anos, estava no portão de casa quando, segundo relato da família, policias entraram na comunidade atirando. Ele morreu a caminho do Hospital Municipal Salgo Filho. Ao fim, na Taquara, Zona Oeste do Rio, um policial à paisana reagiu a uma tentativa de assalto e matou um bandido na Estrada do Tindiba. Um outro criminoso, que estava na garupa da moto, também foi baleado. O agente atirou de dentro do carro.

Na terça-feira (18), em Higienópolis, Zona Norte do Rio, Deborah Vilas Boas, 27 anos. e José Carlos Miranda, 64 anos, foram mortos em uma troca de tiros em um ponto de ônibus no Acesso 7 da Linha Amarela. Eles ficaram no meio do confronto após um PM ter impedido um roubo a uma moto, onde estava um casal de amigos. Um criminoso também ficou ferido. Na rua Doutor March, ainda nesse dia, Taciana Lourenço Barcelos, 35 anos, estava dentro do comércio que trabalhava quando foi vítima de uma bala perdida, que atingiu o pescoço. O estado da comerciária era grave. Por fim, Leonardo Lourenço, 22 anos, e Lucas Carvalho, 17 anos, estavam em um carro digerido policial penal Anderson Baptista da Silva quando sofreram uma tentativa de assalto na Estrado Benvindo de Novas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Leonardo foi baleado no braço. Lucas foi atingido na cabeça, e o estado dele era grave.

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz