Donald Sutherland, conhecido por interpretar presidente Snow em ‘Jogos Vorazes’, morre aos 88 anos
Donald Sutherland, de 88 anos, morreu nesta quinta-feira (20) em Miami. Ainda não se sabe a causa exata, apenas que seria em decorrência de uma “longa doença”. A confirmação da morte foi feita para a revista Variety pela agência que representava o ator. Através do X (antigo Twitter), Kiefer Sutherland, filho do artista, falou sobre a morte do pai: “Com pesar, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu”.
“Pessoalmente, o considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, fosse bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e ninguém pode querer mais do que isso. Uma vida bem vivida”, completou.
Sutherland ganhou visibilidade com os filmes “Os Doze Condenados” (1967), “M*A*S*H” (1970) e “Os Guerreiros Pilantras” (1970), mas foi interpretando o presidente Snow em “Jogos Vorazes” que se tornou ainda mais popular. Com atuação elogiada, ganhou até mesmo um filme focado no vilão da saga: “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.”
Na carreira, Donald conta com um Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme, pela atuação em “Citizen X”, um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante – Série, Minissérie ou Filme para Televisão, com “Insurreição”, e um Oscar honorário oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Ele deixa a esposa, Francine Racette, cinco filhos e dois netos, além de uma legião de fãs que lamentam a partida do eterno presidente Snow.
Por Isabelli Aragão
Imagem: reprodução