Chico Buarque completa 80 anos nesta quarta (19); cantor é um dos mais importantes da música brasileira
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no dia 19 de junho de 1944, no Catete, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de cantor e compositor, é também violonista, dramaturgo, escritor, ator, e considerado um dos maiores nomes da música brasileira.
Chico ganhou destaque ainda em 1966, quando lançou o primeiro álbum, chamado de “Chico Buarque de Hollanda”, e venceu o Festival de Música Popular com a famosa canção “A Banda”. Em 1969, durante o regime militar brasileiro, optou por se autoexilar na Itália, retornando ao país natal um ano depois. Nesta época, tornou-se um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização.
No ano de 1971, lançou o que viria a ser um de seus maiores trabalhos: o disco “Construção”. Já em 1976, “Meus Caros Amigos”. Os dois possuem algo em comum: fazem parte da lista dos 100 maiores álbuns da música brasileira, organizada pela revista Rolling Stone Brasil.
Além da grande visibilidade como cantor, Buarque desenvolveu uma carreira literária, tendo escrito o primeiro conto aos 18 anos. Autor de peças teatrais e romances, ele venceu três Prêmios Jabuti: “melhor romance”, com “Estorvo”, e “livro do ano”, com “Budapeste” e “Leite Derramado”, em 2004 e 2010, respectivamente.
Na vida pessoal, Chico manteve um casamento de 33 anos com a atriz Marieta Severo, com quem teve as três filhas: Sílvia, Luísa e Helena Buarque. Desde 2021, vive um relacionamento com a advogada Carol Proner.
Nesta quarta-feira (19), a voz de “Apesar de Você” completa 80 anos sendo um dos mais importantes artistas vivos.
Por Isabelli Aragão
Imagem: reprodução