Brasil, cabeça de chave, encara Polônia, Japão e Quênia na primeira fase das Olimpíadas no vôlei feminino
Nesta quarta-feira, o Brasil conheceu os adversários da primeira fase do torneio feminino de vôlei nas Olimpíadas de Paris. Enquanto a seleção brasileira treinava para a fase final da Liga das Nações, um sorteio realizado em Bangkok definiu as chaves dos Jogos Olímpicos. Líder do ranking mundial, o Brasil foi cabeça de chave do Grupo B, ao lado de Polônia, Japão e Quênia, evitando o grupo da morte.
Grupos do vôlei feminino nas Olimpíadas:
– Grupo A: França, Estados Unidos, China, Sérvia
– Grupo B: Brasil, Polônia, Japão, Quênia
– Grupo C: Itália, Turquia, Holanda, República Dominicana
Recentemente, o Brasil enfrentou e venceu tanto a Polônia quanto o Japão na fase classificatória da Liga das Nações. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães também garantiu sua classificação olímpica vencendo o Japão no pré-olímpico de Tóquio no ano passado. O Quênia, treinado pelo brasileiro Luizomar de Moura, é a seleção com o pior ranking entre os classificados, ocupando o 20º lugar.
A França, anfitriã dos Jogos, foi cabeça de chave no grupo considerado mais forte, enfrentando os Estados Unidos (atual campeã olímpica), a Sérvia (atual campeã mundial) e a China (atual vice-campeã da Liga das Nações). A Itália, vice-líder do ranking mundial, também terá desafios significativos, sendo cabeça de chave em um grupo com Turquia (atual campeã da Liga das Nações), Holanda e República Dominicana.
As seleções do Brasil, República Dominicana, Sérvia, Turquia, Estados Unidos e Polônia garantiram suas vagas nos Jogos Olímpicos através dos Pré-Olímpicos disputados no ano passado. A fase classificatória da Liga das Nações de 2024 assegurou a participação de Itália, Japão, China e Holanda. A França participa como país-sede e o Quênia foi selecionado pelo critério de universalidade, representando a África em Paris.