Ativistas jogam tintas no histórico Stonehenge, na Inglaterra; monumento é Patrimônio Mundial da UNESCO

Nesta quarta-feira (19), manifestantes jogaram tintas no famoso e histórico monumento Stonehenge, localizado na Inglaterra. Imagens divulgadas mostram manchas alaranjadas cobrindo algumas das pedras da estrutura mundialmente conhecida. Segundo informações da polícia local, dois suspeitos foram presos.

Em vídeo publicado pelo grupo ambientalista Just Stop Oil, dois manifestantes foram vistos correndo em direção a dois megalitos de Stonehenge e pulverizando tinta, enquanto outra pessoa tentava detê-los. O monumento, no sul do país, consta como Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos pontos turísticos mais visitados da Grã-Bretanha, local em que o JSO ganhou destaque por protestos ambientais disruptivos.

Os ativistas deste grupo são conhecidos pelo fechamento de grandes estradas, interrupção de eventos culturais e esportivos, e até mesmo o ato de jogar sopa em uma pintura de Van Gogh. Atualmente, eles possuem o objetivo de fazer com que o governo britânico acabe com a extração e queima de petróleo, gás e carvão até 2030.

Até o momento, a instituição responsável por cuidar do Stonehenge, English Heritage, não se pronunciou sobre o caso.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução