Rio: trens do VLT passam a contar com vagão feminino

Em razão do aumento de passageiros após inauguração do Terminal Gentileza, trens elétricos terão espaço reservado às mulheres. Medida começou a valer dia 15/6, sábado. Todos os 32 trens da concessionária VLT Carioca já contam com um vagão exclusivo destinado às mulheres. O serviço funcionará nos dias úteis, em dois horários: das 6h às 10h e das 17h às 20h.

O vagão feminino está sinalizado nas cores rosa e laranja e fica localizado na parte central da composição, onde as portas são duplas. Além disso, haverá pintura especial no piso das paradas e estações para direcionar o ponto de espera adequado ao embarque. A medida começa a valer no próximo dia 15, sábado.

A fim de garantir o cumprimento da medida, de acordo decreto publicado pela Prefeitura do Rio no Diário Oficial de 16 de abril, as equipes da concessionária foram capacitadas e poderão orientar os passageiros. A concessionária promoverá, ainda, campanha de conscientização nas redes sociais e nos painéis das paradas. Em caso de utilização indevida do vagão exclusivo, haverá aplicação de multa no valor de R$50 e a autoridade policial poderá ser acionada.

“Felizmente, nunca houve registro de assédio no interior dos trens do VLT, mas a medida entra em vigor para garantir maior conforto e segurança às nossas passageiras”, avalia a diretora da concessionária VLT Carioca, Sílvia Bressan.

Créditos da imagem: Divulgação/VLT

Escrito por: Rafael Ajooz