Envenenamento de cães: moradores da Barra organizam manifestação na Praça do Ó, após 6 mortes de animais

Na tarde desta sexta-feira (14), moradores do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, realizarão uma manifestação na Praça do Ó. O objetivo é alertar sobre os riscos do uso de produtos químicos em calçadas e canteiros do bairro, que os moradores acreditam ser a causa do envenenamento de mais de 40 cães. Desde o início de maio, seis animais que apresentaram os mesmos sintomas não resistiram e morreram.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investiga a possibilidade de que o envenenamento tenha sido causado pelo herbicida glifosato, comumente utilizado para controle de ervas daninhas como a tiririca e o picão preto. Dez testemunhas, incluindo tutores, moradores, porteiros, síndicos e zeladores, já foram ouvidas pelas autoridades, que também estão analisando imagens das câmeras de segurança da região.

Nesta semana, novos vídeos gravados por moradores foram entregues à polícia. Eles mostram porteiros aplicando o que parece ser veneno para ratos nas calçadas, atividade que eles não estão autorizados a realizar.

“Temos imagens recentes de porteiros jogando veneno de rato nas calçadas, algo que eles não têm permissão para fazer. Estamos muito indignados. Já presenciamos essa cena várias vezes, e eles negam. Foi encontrado um saco de veneno de rato na rua. Acham que isso não faz mal a ninguém. A responsabilidade é dos síndicos, que deveriam contratar empresas especializadas “ declarou a publicitária Izabela Falci, tutora do buldogue francês Dior, em entrevista ao jornal O Globo. O animal está em tratamento há mais de um mês após apresentar sintomas de intoxicação.

A manifestação visa conscientizar a comunidade e pressionar as autoridades para que medidas sejam tomadas para prevenir novos casos de envenenamento.

Foto: Reprodução Internet