Datena é lançado como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB
Nesta quinta-feira (13), José Luiz Datena foi lançado como pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Filiado ao partido desde abril, o apresentador desistiu de compor a chapa com Tabata Amaral (PSB), que anteriormente havia o convidado para ser vice, e lançou a pré-candidatura com apoio de Mário Covas Neto e o ex-senador Aécio Neves.
O presidente municipal do PSDB, José Aníbal, afirmou que, com base em pesquisas internas, a força eleitoral de Datena animou o partido a lançar uma candidatura própria. Durante meses, a campanha do PSB, que conta com a deputada federal Tabata como pré-candidata, foi colocada vista como opção mais provável de acontecer.
Ainda em dezembro de 2023, o apresentador participou do lançamento de pré-candidatura da sigla. Meses depois, trocou de legenda e migrou para o PSDB. Agora, Datena e Tabata devem se tornar adversários na urna. A pré-candidatura dele é uma tentativa da legenda de voltar ao protagonismo na capital paulista. Após a morte do prefeito Bruno Covas (PSDB), em 2021, Ricardo Nunes (MDB) assumiu o cargo e manteve uma grande parte do secretariado tucano.
Apesar disso, a proximidade de Nunes (que vem tentando a reeleição) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o afastou de um apoio do PSDB. Esta decisão causou uma rachadura no partido, fazendo com que parte dos políticos quisesse seguir com Nunes. A legenda viu a bancada de vereadores na Câmara Municipal de São Paulo se dissipar.
Datena já está no 11º partido político, embora nunca tenha oficialmente se candidatado. Ao longo dos anos, flertou com a política em diversas ocasiões, mas sempre voltou à televisão. Para permanecer na disputa, ele precisa deixar seu programa até 30 de junho, conforme a Lei das Eleições.
Apesar de ter tido pré-candidaturas lançadas, como para prefeito de São Paulo em 2016 e vice em 2020, e uma pré-candidatura ao Senado em 2022, várias vezes desistiu antes das eleições devido a diferentes razões, incluindo problemas partidários e indefinições na composição das chapas.
Por Isabelli Aragão
Imagem: reprodução