Apesar de intenso protesto popular, megaprojeto de Javier Milei é aprovado no Senado da Argentina
Na quarta-feira (12), após horas de discussões entre parlamentares, o megaprojeto de lei proposto pelo governo de Javier Milei foi aprovado no Senado argentino.
A vitória apertada foi marcada por um empate de 36 a 36, tendo o voto da vice Victoria Villaruel como voto decisivo para a aprovação do projeto.
O texto volta à Câmara, que já havia aprova uma versão anterior do projeto, já que houve alterações no Senado. O projeto robusto dá poderes especiais para Milei governar por decreto em diversas áreas, permitindo a dissolução de organismos públicos e privatizações de estatais, alterando leis trabalhistas e dando incentivos fiscais para empresas estrangeiras que queiram investir na Argentina. Mesmo assim, foi necessário que Milei fizesse diversas concessões para que o texto pudesse prosseguir.
Enquanto os senadores debatiam o megaprojeto houve intenso confronto entre manifestantes e policiais. Carros e lixeiras foram incendiados e manifestantes lançaram garrafas e pedras contra as forças de segurança. A polícia utilizou um caminhão com canhão d’água, motos e balas de borracha a fim de tentar dispersar os manifestantes. Ao menos 18 pessoas foram detidas.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons/Emergentes
Escrito por: Rafael Ajooz