Ônibus é incendiado na Avenida Brasil durante manifestação em Guadalupe

Na noite desta segunda-feira (10), um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, na altura de Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma manifestação de moradores da Comunidade do Muquiço. Não houve feridos.

O ônibus pertencia à linha 778 (Pavuna x Cascadura via Costa Barros). Segundo dados do Rio Ônibus, este é o quarto veículo incendiado somente em 2024. Nos últimos 12 meses, foram registrados 28 casos de ônibus depredados.

O incidente ocorreu na faixa lateral da pista, na altura da Estrada do Camboatá, sentido centro. Equipes da CET-Rio, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionadas para o local.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 21h20. A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia em Vias Expressas (BPVE), reforçou o policiamento na área. A manifestação dos moradores ocorreu após uma operação do 14º BPM (Bangu) na comunidade do Muquiço na manhã de segunda-feira.

Em nota, o Rio Ônibus repudiou mais um episódio de violência e enfatizou a necessidade de ações efetivas das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro, destacando a urgência em garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Ônibus sequestrados após morte de liderança da milícia

Na última sexta-feira (7), três ônibus foram sequestrados e usados como barricadas na Avenida Antares, em Santa Cruz, após a morte do miliciano Rui Paulo Gonçalves Estevão, conhecido como Pipito. Um dos ônibus foi incendiado na altura do Caminho do Congo.

Pipito, apontado como sucessor de Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, morreu após ser baleado durante um confronto com policiais civis na Favela do Rodo, em Santa Cruz, Zona Oeste. Considerado homem de confiança de Zinho, Pipito coordenou o ataque a 35 ônibus na Zona Oeste em outubro de 2023, em resposta à morte de Matheus da Silva Rezende, o Faustão, sobrinho de Zinho.

 

Foto: Reprodução