‘O Date Perfeito’: Hospital Souza Aguiar realiza campanha de doação de sangue

Em comemoração ao Dia dos Namorados, o Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), localizado no Centro do Rio de Janeiro, realizará uma campanha de doação de sangue na próxima terça-feira, 11 de junho. A ação, intitulada “O Date Perfeito”, é uma parceria com o Hemorio e ocorrerá das 10h às 16h no auditório da Otics, no 2º andar da unidade de saúde.

Para doar sangue, é necessário:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável)
– Apresentar um documento oficial de identidade com foto
– Estar em boas condições de saúde
– Pesar mais de 50 kg

Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes da doação.

Restrições e cuidados segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS):

– Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para doar
– Quem teve covid-19 recentemente deve esperar dez dias após a recuperação
– Doadores devem estar descansados

Os doadores podem retirar o resultado dos exames laboratoriais, realizados com uma pequena amostra de sangue, em até 30 dias. Após a coleta, os componentes sanguíneos são separados, podendo beneficiar até quatro pessoas. O organismo começa a recompor as substâncias retiradas em 24 horas, permitindo uma nova doação após oito semanas para homens e 12 semanas para mulheres.

O Hospital Municipal Souza Aguiar fica na Praça da República, 111, Centro. A campanha será realizada no 2º andar da unidade.

Solidariedade no Hospital Miguel Couto

Na última sexta-feira (7), o hall de entrada da emergência do Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio, foi palco de uma importante ação de solidariedade. Em parceria com o Hemorio, a unidade promoveu uma campanha de doação de sangue que mobilizou diversos cariocas.

O diretor da unidade, Cristiano Chame, destacou a importância das doações regulares para garantir o atendimento adequado aos pacientes. “Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Em um hospital com tantos acidentados, nada é mais importante do que ter compaixão e ajudar,” enfatizou.

 

Foto: Edu Kapps/ Prefeitura do Rio