Alcaraz derrota Zverev em batalha de cinco sets e conquista título inédito de Roland Garros

Carlos Alcaraz, atual número 3 do mundo, conquistou neste domingo seu primeiro título de Roland Garros em uma final épica contra o alemão Alexander Zverev. Em uma batalha de cinco sets, Alcaraz venceu com parciais de 6/3, 2/6, 5/7, 6/1 e 6/2, após 4h19 de jogo. Este é o terceiro título de Grand Slam do espanhol de 21 anos, somando-se às conquistas do US Open em 2022 e de Wimbledon em 2023. A vitória levará Alcaraz à vice-liderança do ranking mundial, ultrapassando o sérvio Novak Djokovic, que caiu para o terceiro lugar após abandonar o torneio devido a uma lesão no joelho direito.

“Eu lembro de quando via jogos desse torneio pela televisão e hoje estou aqui com esse troféu,” disse Alcaraz, que se tornou o jogador mais jovem a vencer Grand Slams em três pisos diferentes (saibro, grama e quadra dura). “Nos últimos meses enfrentamos muitas coisas, tivemos muitas dúvidas, e sou muito grato por ter o time que tenho à minha volta. Sei que todos no meu time estão dando o máximo para que eu cresça e melhore como pessoa e jogador. Eu chamo de time, mas somos uma família e eu sou muito grato por todos vocês.”

O duelo entre Alcaraz e Zverev marcou uma mudança significativa no tênis, sendo a primeira final de Roland Garros desde 2004 sem a presença de Roger Federer, Rafael Nadal ou Novak Djokovic, representantes do “Big 3”. Nas últimas 19 edições, pelo menos um deles esteve presente na decisão.

O jogo começou com muita tensão. Zverev cometeu duas duplas faltas e perdeu seu primeiro game de saque, mas Alcaraz também cedeu a quebra logo em seguida. Passada a tensão inicial, o espanhol encontrou seu ritmo, variando as jogadas e impedindo que o rival alemão entrasse no jogo.

A vitória de Alcaraz em Roland Garros solidifica sua posição como uma das grandes promessas do tênis mundial, confirmando seu talento e capacidade de vencer em diferentes superfícies.

 

Foto: Reprodução