Imposto de Renda: segundo lote da restituição já pode receber crédito

A Receita Federal anunciou que o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 estará disponível para consulta a partir de 21 de junho, com pagamento marcado para 28 de junho. No primeiro lote, 6.448.325 contribuintes receberam R$ 9,5 bilhões em restituições em 31 de maio, coincidindo com o encerramento do prazo para envio das declarações.

Moradores de 399 municípios no Rio Grande do Sul têm prazo estendido até 31 de agosto. Em março, a Receita divulgou a ordem de prioridade para a restituição, incluindo grupos específicos. Este ano, residentes do RS foram considerados prioritários devido à tragédia climática no estado.

Na segunda fase dos pagamentos, ainda terão preferência determinados grupos. São eles:

  • 258.877 idosos acima de 80 anos
  • 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave
  • 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Apesar da prioridade de pagamento para os grupos mencionados, outros contribuintes também podem receber no segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O pagamento é feito na conta bancária informada na declaração, via transferência direta ou chave PIX. Valores não creditados ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O calendário de pagamentos se estende até setembro deste ano.

Por Carlos Palermo
Foto: reprodução