Campeão olímpico no vôlei, Pampa morre aos 59

Morreu na sexta-feira (7), o ex-jogador de vôlei e medalhista de ouro em Barcelona 1992 André Felipe Felbo Ferreira, o Pampa, aos 59 anos. Pampa tratava um linfoma, câncer no sistema linfático. Ele estava internado havia meses e foi entubado no fim de abril para tratamento.

A informação da morte de Pampa foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que emitiu uma nota de pesar.

“Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira”, diz a nota da CBV.

“Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, afirmou o presidente da CBV, Radamés Lattati.

André Felippe Falbo Ferreira nasceu em 24 de novembro de 1964 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, pela Seleção Brasileira de Vôlei, em 1992.

Além disso, o recifense foi medalhista de prata, nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Fora do retângulo das quadras, o ex-jogador foi do Ministério do Esporte, de 2000 a 2002. Tempos depois, também foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo.

Em 2013, Pampa foi nomeado com Secretário de Esportes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O ex-atleta conciliava o cargo com o de empresário. Ele era dono do Pampa Sports, empresa focada em marketing esportivo, entretenimento e cultura.

Pampa era chamado assim porque, segundo entrevista dada por ele ao Milton Neves em 2013, tinha uma cortada tão forte nos jogos que era associado ao coice do cavalo pampa.

 

Créditos da imagem: Reprodução/Record News

Escrito por: Rafael Ajooz