Mais de 70.000 denúncias de violência contra idosos foram feitas em 2024

Até o mês de junho de 2024, foram registradas 74.620 denúncias de violência contra idosos. O número alarmante de casos mobilizou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que lançou nesta terça-feira (04), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), uma campanha de enfrentamento ao idadismo, cujo slogan é “respeito não tem prazo de validade”.

De acordo com o ministério, o objetivo da campanha é “conscientizar a sociedade sobre a necessidade da garantia de direitos, dignidade e combate à violência contra pessoas idosas”. A mobilização seguirá por todo o mês de junho, mês escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos. Em virtude disso, o mencionado mês ganhou o título de “Junho Violeta”.

O MDHC ainda afirmou que o público mais afetado pelo idadismo são as mulheres, grupo que “carrega o maior fardo relativo às múltiplas formas de discriminação, como a pressão estética que é diferente em relação aos homens, sendo cobrada socialmente a disfarçar sinais de envelhecimento”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Shutterstock