Espaçonave Starliner, da Boeing, é lançada com tripulação pela primeira vez nos Estados Unidos
No fim da manhã desta quarta-feira (5), a espaçonave Starliner, da Boeing, fez seu primeiro lançamento com tripulação. A decolagem ocorreu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, por volta das 12h (horário de Brasília). A nave é levada ao espaço por um foguete Atlas V, da ULA, da United Launch Alliance,.
O veículo especial leva dois astronautas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, por um tempo de uma semana na Estação Espacial Internacional (ISS). Butch Wilmore e Suni Williams devem chegar à estação na quinta-feira (6). Ali, os profissionais irão realizar testes na Starliner para finalizar a certificação da Nasa com a finalidade de que a espaçonave passe a integrar o Programa Comercial de Tripulação da agência, que estabelece voos tripulados frequentes até a ISS usando o transporte.
A missão lançada na quarta (5), conhecida como Crew Flight Test (teste de voo tripulado), é o ápice dos esforços da Boeing para desenvolver uma espaçonave capaz de rivalizar com a cápsula Crew Dragon da SpaceX, expandindo as opções dos Estados Unidos para levar astronautas para a estação espacial no âmbito do Programa Comercial de Tripulação da Nasa. A iniciativa da agência federal estadunidense tem como meta o incentivo de colaboração com parceiros da indústria privada.
Créditos da imagem: Reprodução Youtube/CBS
Escrito por: Rafael Ajooz