Cientistas anunciam avanços no desenvolvimento de gel contraceptivo hormonal para homens

Após décadas de pesquisas, cientistas anunciaram avanços no desenvolvimento do gel contraceptivo hormonal para homens. O produto que será aplicado diariamente nos ombros, é um gel bloqueia a produção de espermatozoides nos testículos.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health) dos EUA e com a organização sem fins lucrativos Conselho Populacional (Population Council), o produto combina nestorona e testosterona, oferecendo uma alternativa reversível e de longa duração similar às pílulas anticoncepcionais femininas.

Os testes mais recentes, envolvendo mais de 300 casais, mostraram que 86% dos homens alcançaram uma contagem de espermatozoides baixa suficiente para evitar gravidez após 15 semanas de uso do gel. Os participantes também relataram poucos efeitos colaterais, como alterações mínimas de peso e aumento da libido, sem as mudanças de humor, que são comuns em anticoncepcionais femininos. A eficácia do gel é comparável à das pílulas anticoncepcionais, mas com a vantagem de uma recuperação lenta da fertilidade caso o uso seja interrompido por alguns dias.

Os pesquisadores esperam obter a aprovação da FDA para iniciar a fase final de testes em 2025, envolvendo mais casais e locais de estudo. Tendo a aprovação, o gel poderá representar uma nova era na contracepção masculina, oferecendo uma opção além dos preservativos e vasectomias, promovendo uma maior igualdade de gênero no controle da natalidade.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução internet