Projeto contra vacinação da Covid-19 para crianças avança na Câmara

Um novo projeto está repercutindo na Câmara dos Deputados. A proposta, feita pela deputada Julia Zanatta (PL/SC),  busca retirar a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Mesmo o projeto indo contra as recomendações da comunidade científica, ele  avançou na Câmara.

A autora do projeto teve que enfrentar algumas dificuldades. Inicialmente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rejeitou o texto, mas a deputada Julia Zanatta não desistiu e recorreu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Seu recurso foi aprovado por uma margem apertada de votos e agora o projeto precisa ser analisado pelo plenário da Casa.

A deputada defende que a vacina contra a Covid-19 não foi testada o suficiente, e isso poderia gerar m serie de penalidades aos pais e responsáveis que tomassem a decisão de não duplicar em seus filhos. Uma das penalidades poderia ser inclusive a perda da guarda dos filhos. Importante cita que o Ministério da Saúde discordam desse ponto de vista. O Ministério alega que as vacinas contra a Covid-19 estão entre as mais estudadas na história recente e rejeita a ideia de que não foram suficientemente testadas.

A decisão de incluir a vacina no calendário infantil foi baseada em evidências científicas internacionais e dados epidemiológicos. É valido ressaltar que a decisão contou com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde.

Por Daniela Martins

Foto: Reprodução