Planos de saúde aumentam em 6,91%
O questionamento dos brasileiros atualmente é: “Meu plano de saúde vai aumentar?”. Esta foi a pergunta entrou na mente da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A ANS anunciou um reajuste máximo de 6,91% nos planos de saúde individuais e familiares. Com essa notícia, cerca de 8 milhões de beneficiários se perguntaram sobre o impacto em seus orçamentos.
Para aqueles que estão com duvida, se você tem um plano familiar ou individual, é provável que haja um aumento. O reajuste máximo autorizado é de 6,91% sobre o valor do plano. No entanto, é importante notar que a decisão da ANS não afeta planos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão. Esses contratos não estão sujeitos ao teto estabelecido pela ANS.
Além disso, o reajuste máximo é aplicável aos planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).
De acordo com a ANS, o reajuste dos planos pode ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato.
Além disso, o aumento dos planos pode ser o dobro da inflação medida em um ano, ou seja, nos 12 meses encerrados em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 3,69%, enquanto o teto do aumento nos preços é de 6,91%.
Foto: Reprodução