Lula se reúne com reitores para encerrar greve que já dura 50 dias
Na próxima quinta (06), o presidente Lula se reunirá com reitores das universidades federais e dos institutos federais (IFs). O encontro ocorre após a tentativa de negociação salarial dos professores do ensino superior numa greve que completa 50 dias nesta terça-feira (4/6).
Os principais temas defendidos pelos grevistas são: negociação do reajuste salarial e repasses do governo para o ensino superior, como nas áreas de pesquisa, ensino e estrutura. Além do reajuste e da reestruturação da carreira, eles pedem que haja mais investimento nas universidades e nos IFs, devido a falta de recursos para manutenção dos locais de ensino abertos e para desenvolvimento de pesquisas.
Conforme levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), estão em greve 58 universidades federais, três institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica (Cefets). O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) contabiliza que, dos 660 campi, 580 estão parados até o momento.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/Internet