Após estagnação, IBGE anuncia crescimento da economia brasileira em 0,8% no primeiro trimestre de 2024

Após ter ficado estagnada nos últimos três meses de 2023, a economia do Brasil voltou a apresentar crescimento no começo de 2024. No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8%, em comparação com o trimestre anterior, conforme divulgação do IBGE desta terça-feira (4).

No acumulado anual, a economia totalizou crescimento de 2,5%, se comparado o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano passado.

Especialistas em economia previam alta de 0,7% de janeiro a março, em comparação com os três meses anteriores. De acordo com o dados do IBGE, o PIB apresentou queda de 0,1% no último trimestre do ano passado.

A variação positiva dos três primeiros meses do ano foi puxada pelo setor de serviços, que teve alta de 1,4% no período, muito ajudado pelos aumentos no comércio (3%), de Informação e Comunicação (2,1%) e de outras atividades de serviços (1,6%), informou o instituto de pesquisa.

Em outros setores, a Agropecuária ainda se destaca com crescimento de 11,3%. A indústria, por outro lado, marcou uma pequena variação negativa (-0,1%), mas que é considerado dentro dos parâmetros de estabilidade.

 

Créditos da imagem: Divulgação

Escrito por: Rafael Ajooz