Alinhamento entre seis planetas do Sistema Solar pode ser visto a olho nu na manhã desta quarta-feira (5)

Desde o inicio do mês junho é possível observar, da Terra, o “alinhamento” entre seis planetas do nosso sistema solar. O desfile planetário, uma conjunção protagonizada por Saturno, Netuno, Marte, Urano, Mercúrio e Júpiter, poderá ser vista à olhou nu até a na manhã desta terça-feira (4), sendo a última chance de acompanhar o evento no dia na quarta-feira (5).

Uma observação nítida do fenômeno vai depender, das condições climáticas do local onde o observador estiver (baixa nebulosidade, por exemplo) e também da quantidade de luz no momento da observação, já que alguns dos planetas ficam mais nítidos quanto esta escuro.

A boa notícia para os entusiastas é que será possível observar o alinhamento planetário de todas as regiões do Brasil. Mas, segundo os especialistas, será necessário um esforço um pouco maior do que apenas levantar a cabeça e olhar para o céu. A observação deverá ser feita de madrugada, pouco antes do sol nascer e em direção ao horizonte leste.

“O horizonte leste deve estar bem limpo e livre de obstáculos, como prédios, montanhas, árvores. Quanto mais alto você subir para ter uma visão limpa do leste antes do Sol nascer, é melhor”, diz Rodolfo Langhi, professor e coordenador do Observatório de Astronomia Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo o docente, é possível ver Marte e Saturno a olho nu, com certa facilidade, enquanto Mercúrio e Júpiter, por serem mais “brilhantes”, podem ser vistos antes do nascer do Sol. Porém para conseguir ver Urano e Netuno, requer experiência e aparelhos à disposição, como telescópios e mapas localizadores.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução internet