Lucrando com amor: ‘Dia dos Namorados’ pode registrar aumento de 4% nas vendas

Comemorado no dia 12 de junho e com o objetivo de celebrar o amor, o Dia dos Namorados deste ano deve registrar um avanço de 4% nas vendas, em relação a 2023. A informação foi fornecida pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio).

Se tratando de lucros, esta data é a terceira mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. De acordo com a sondagem, a previsão é de que o gasto médio com presentes seja de R$ 180, semelhante ao ano passado. Além disso, também foi informado que a forma de pagamento mais escolhida é o cartão de crédito parcelado, em seguida o cartão de débito, Pix, crediário e dinheiro.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, apesar da positiva perspectiva de vendas, os lojistas estão se dedicando à uma série de ações para atrair mais clientes. Entre estas estratégias estão as facilidades de pagamentos, desconto no total das compras, promoções e kits promocionais.

Já em relação aos presentes escolhidos, não fica muito diferente do ano anterior: roupas esportivas, bolsas e acessórios, calçados (tênis principalmente), agasalhos, joias e bijuterias, perfumes, produtos de beleza, lingeries, smartphones e flores. A estimativa é de que lojas da Zona Norte registrem um acréscimo de 29% nas transações comerciais, seguidas do Centro, com 27%. Zona Sul e Oeste, com 23% e 21% de aumento nas vendas, respectivamente.

Esta pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de maio, tendo ouvido cerca de 250 lojistas de diferentes segmentos e régios da capital fluminense.

Por Isabelli Aragão 

Imagem: reprodução