Terceiro caso de Gripe Aviária em humanos é confirmado nos EUA

Na última quinta-feira (30), autoridades dos Estados Unidos confirmaram o terceiro caso humano de gripe aviária relacionado ao atual surto do vírus em gado leiteiro no país. O homem testou positivo após exposição a vacas infectadas e foi o primeiro a apresentar problemas respiratórios. Os dois casos anteriores também envolvem trabalhadores que tiveram contato com vacas leiteiras infectadas.

Este segundo caso relatado no estado de Michigan levou as autoridades locais a iniciar testes em trabalhadores de fazendas leiteiras para detectar possíveis infecções anteriores com gripe aviária.

Em comunicado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA afirmou que todos os três casos foram resultado de transmissão de vacas para humanos, e não de humano para humano, o que seria mais preocupante. O trabalhador afetado relatou sintomas no trato respiratório superior, incluindo tosse sem febre e desconforto ocular com secreção aquosa. Ele recebeu tratamento antiviral, está isolado em casa e já apresenta melhora. Os familiares do paciente estão sendo monitorados, mas até agora não desenvolveram sintomas.

O trabalhador não usava equipamento de proteção individual (EPI), recomendado para quem tem contato próximo com rebanhos infectados.

Nos últimos anos, um vírus da gripe aviária altamente patogênico, conhecido como HPAI H5N1, espalhou-se e infectou mais de 50 espécies animais, incluindo gado leiteiro nos Estados Unidos desde março.

Ao contrário da Europa, os agricultores americanos podem alimentar o gado com resíduos de galinha triturados, prática que alguns cientistas apontam como um possível fator de risco para a gripe aviária. No entanto, a indústria de alimentos para animais contesta essa afirmação, e as autoridades dos EUA acreditam que as aves selvagens são responsáveis ​​pela infecção das vacas.

As autoridades de saúde continuam a recomendar o uso de EPI e a implementação de medidas de higiene e segurança nas fazendas para minimizar o risco de transmissão.