Fórum de Ipanema comemora 130 anos de Ipanema com pocket show de Tomaz Miranda e Pedro Miranda, neste sábado (01)

O Fórum de Ipanema lança o movimento #souipanema 130, com uma série de ações e parcerias para comemorar os 130 anos do bairro. O ano de celebrações terá apresentações culturais, ações com o bairro, exposição de fotografias e homenagens. A primeira ação, abrindo o ano de Ipanema, será o pocket show do bloco “Simpatia é Quase Amor”, em formato de roda de samba, com o vocalista do bloco, Tomaz Miranda, recebendo o cantor Pedro Miranda, no próximo dia 01/06, às 16h30.

Ainda este ano, o fotógrafo Pedro Garrido, co-fundador da revista Vizoo e co-criador do canal de Youtube “1 Minutin”, irá fotografar e entrevistar pessoas que traduzem o bairro na série “Porque eu amo Ipanema”, além de produzir uma série de vídeos em parceria com o também fotógrafo Rick Werneck.

O Simpatia é Quase Amor é um bloco de carnaval nascido em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já. O bloco desfila em Ipanema, com suas cores amarelo e lilás, inspiradas no remédio Engov, usado para evitar ressaca.

Tomaz Miranda 

Iniciou os estudos musicais ainda criança, aos seis anos na ProArte, na oficina de musicalização do professor Luis Carlos Tcheco. Depois, aos dez, foi ao piano clássico e, logo em seguida, para o piano popular com o professor Tomás Improta, com quem estudou até os 13. Logo enveredou para o cavaco. A partir dos treze anos, passou para o cavaquinho. Com 15 anos, selou seu primeiro trabalho como músico, em uma roda de choro. É formado em música – Bacharelado em Arranjo – pela UNIRIO, desde 2011.

E essa musicalidade é a linha tênue que une Tomaz ao “Simpatia é Quase Amor”, bloco do qual é diretor e cantor, um dos principais do carnaval do Rio de Janeiro. Foi mestre-sala até aprender a tocar cavaco. Pular para cima do carro de som foi uma questão de pouco tempo. Hoje, comanda a música do Simpatia, sendo há 15 anos o cantor oficial.

E em julho de 2015, lança o primeiro álbum, “Os Sambas Que Me Dizem”, com participações de Moacyr Luz, Beth Carvalho, Toninho Geraes e Lucio Sanfilippo. Eclético e considerado um excelente músico, já fez estrada com Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Monarco e outros. Também bateu ponto aos domingos, durante cinco anos, com o Grupo Acerta o Passo para a roda de choro do Restaurante Barsa, na CADEG.

Pedro Miranda

Cantor, percussionista, ator e compositor, Pedro Miranda é um intenso artista carioca. Começou a  cantar em rodas de samba nos anos 90, em meio à revitalização da Lapa, e dali se projetou. Já rodou  mundo afora com sua voz de timbre único e seu pandeiro, sempre com seu humor cheio de verve,  reflexos rápidos e sorriso aberto.

Por “Samba Original”, seu terceiro trabalho solo, conquistou o Prêmio da Música Brasileira 2017 na  categoria Melhor Disco de Samba, além da indicação de Melhor Cantor de Samba. O segundo álbum,  “Pimenteira” (2009), que veio na sequência de “Coisa com Coisa” (2006), arrancou elogios de  Caetano Veloso. Com “Desengaiola”, em parceria com Alfredo Del-Penho, João  Cavalcanti e Moyseis Marques, recebeu o Prêmio da Música Brasileira 2023 na categoria Projeto  Especial e foi indicado ao Grammy Latino no mesmo ano.

Pedro fez parte do Grupo Semente por mais de uma década — que tinha Teresa Cristina como  cantora — e, também, do Cordão do Boitatá, de tantos shows e carnavais. É ator do consagrado  “Sassaricando – e o Rio Inventou a Marchinha”, em cartaz desde 2007, e foi um dos integrantes do  grupo musical infantil “Farra dos Brinquedos”. É sua a direção musical de “Clementina, Cadê Você”,  que estreou em 2013. Integra o grupo Samba de Fato, que lançou em 2008 o premiado álbum “O  Samba Informal de Mauro Duarte”.

Doações para animais de estimação

O evento receberá doações de ração para animais de estimação vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.  A ONG Paraíso dos Focinhos, uma das maiores organizações de proteção e resgate de animais do Brasil, está mobilizando as redes sociais com uma rifa para arrecadação de recursos a fim de levar ração para os animais atingidos pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Mais sobre o Fórum de Ipanema

Inaugurado em março de 1983, o Forum Ipanema faz parte da história dos cariocas, turistas e todos aqueles que escolheram o Rio de Janeiro como seu novo lar.

Localizado no coração do bairro mais charmoso e tradicional da cidade, próximo da praia que consagrou seu nome em verso e prosa, a Galeria Forum Ipanema é parte da história do varejo e memória afetiva dos cariocas.

Com lojas de marcas conceituadas, e um edifício com os melhores profissionais nas mais diversas áreas, seu ambiente agradável e de fácil acesso pelos meios de transporte, além de estacionamento exclusivo e seguro, modernizou seus espaços com um retrofit que trouxe frescor, beleza e inovação para a Galeria conceito do Rio, a mais charmosa de Ipanema.

Foto: Arthur Berbat e Isabella Moriconi

Fórum de Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 351 – Ipanema