Profissionais da Saúde em greve fazem novo protesto no Hospital Federal dos Servidores

Na manhã desta quarta-feira (29), grevistas se reuniram novamente em frente ao Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Bairro Saúde, na Zona Portuária do Rio. Os profissionais continuam aguardando a instalação de uma mesa de negociação com o Ministério da Saúde. A greve, que já dura 15 dias, tem gerado insatisfação entre os pacientes devido à suspensão de consultas e serviços.

Os servidores afirmam que a paralisação está sendo amplamente divulgada nas redes sociais e em diversos canais de comunicação. Um folheto distribuído na porta do hospital declara que “Greve nos hospitais federais é em defesa do seu direito à saúde”. Durante o protesto, a triagem dos pacientes continua sendo realizada.

Além do Hospital Federal dos Servidores, outras unidades também estão em greve, incluindo Cardoso Fontes, na Zona Oeste; Andaraí e Bonsucesso, na Zona Norte; e Lagoa e Ipanema, na Zona Sul.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio (Sindsprev/RJ), os profissionais se opõem à divisão da gestão das unidades entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Grupo Hospitalar Conceição, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, o que eles chamam de “fatiamento”.

Entre as reivindicações estão:
– Aumento do orçamento para garantir atendimento adequado à população
– Realização de concurso público para suprir o déficit de pessoal, atualmente em torno de 60%
– Prorrogação de todos os Contratos Temporários da União (CTUs) até a realização do concurso
– Transferência para a carreira da Ciência e Tecnologia
– Cumprimento do acordo de greve de 2023
– Pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo e do piso da enfermagem em valores integrais

O Ministério da Saúde informou anteriormente que recebeu os pleitos dos sindicatos e reafirmou o compromisso de manter o diálogo, disponibilizando-se para ouvir todas as reivindicações da categoria desde a instalação do Comitê Gestor.

 

Foto: Reprodução Internet