Padre que puxou bebê durante batizado é afastado e fará retiro espiritual, anuncia Diocese

A Diocese de Nova Friburgo anunciou nesta quarta-feira (29) o afastamento temporário do padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller da Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, após a repercussão do caso em que o padre deu um puxão em um bebê durante um batizado.
O sacerdote foi enviado para um retiro de direção espiritual e terá restrições na celebração pública da missa, podendo celebrar apenas de forma reservada, conforme informado pela diocese. A decisão foi divulgada em uma nota oficial assinada pelo Bispo Diocesano D. Luiz Antonio Lopes Ricci, quatro dias após o incidente.
Ver essa foto no Instagram
Nova Administração da Paróquia
Para atender prudentemente às necessidades da paróquia, o padre Jandir Pereira Corrêa foi nomeado administrador provisório da Paróquia de São Sebastião, mantendo também sua função de reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição.
Registro na Delegacia
A família do bebê registrou um boletim de ocorrência na 155ª Delegacia de Polícia. A Polícia Civil já começou a ouvir os envolvidos no caso, que ganhou notoriedade após a divulgação das imagens da cerimônia. No vídeo, o padre Ricardo é visto puxando a cabeça do bebê para a pia batismal enquanto a mãe, Juliene, tenta manter a criança na direção correta. A bebê chorava devido a uma doença, o que a deixou incomodada durante o rito.
Pedido de Perdão
O padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller publicou um pedido de perdão nas redes sociais no último domingo (26). No comunicado, ele reconhece a falta de caridade com a família e os convidados, e relata que pediu desculpas pessoalmente após o batismo. O bispo Dom Luiz também conversou com ele, oferecendo orientações e correções.
Leia o Pedido de Perdão na Íntegra:
“Caríssimos irmãos! Movido pelo espírito de Concórdia e de paz, quero pedir perdão a todos os que se sentiram entristecidos por minha atitude no dia de ontem, 25/05, na paróquia de São Sebastião. Reconheço minha falta de caridade com a família, a criança e os convidados. Ao término do batismo, a família entrou em contato comigo na sacristia. Pude pedir perdão pelo ocorrido, embora não tenha sido intencional. Dom Luiz, nosso bispo, conversou comigo e passou suas orientações e correções. Conto com a compreensão e orações de todos! A vida é um aprendizado e em todas as ocasiões Deus quer nos santificar e nos purificar. O zelo pelos sacramentos deve estar acompanhado pelo espírito da caridade fraterna e solidária. Que Deus nos abençoe! Pe. Ricardo Pinheiro da Silva Schueller, administrador paroquial”.
Foto: Reprodução Internet