Obras vão interditar pistas da Serra das Araras a partir de junho; no novo trajeto, atual pista sentido Rio deixará de ser usada

Até os dias de hoje com o traçado original, de 1928, a parte da BR-116 que atravessa a Serra das Araras será duplicada, significando que sairão do papel intervenções previstas no contrato da concessão passada, de 1996.

As obras iniciaram em abril sob tutela da Rodovia Presidente Dutra (CCR RioSP) e tem previsão de término em 2029. Durante esse período, rochas serão implodidas para a construção de viadutos que diminuirão a sinuosidade da via. É justamente por causa disso que, a partir do próximo dia 5, uma quarta-feira, a pista de subida (sentido São Paulo) será interditada de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 13h30, em um processo que promete durar pelos próximos anos.

A pista sentido Rio de Janeiro (descida) deixará de ser utilizada após o fim da obras e será interditada por meia hora nessa primeira implosão, apenas para monitoramento, segundo a CCR RioSP. Caso tudo corra conforme o planejado, a pista de descida não será mais fechada no restante do cronograma de detonações, estipula Virgilius Morais, gerente de engenharia da concessionária.

A opção por esses horários e dias se deu por serem o de menor fluxo da via, não atrapalhando, em teoria, o início ou o fim dos turnos de trabalho. O turno da noite foi desconsiderado por se tratar de um procedimento complexo em que a ausência de luz solar pode dificultar ainda mais o método de trabalho, o que, por consequência, atrasaria o andamento das obras e, de forma hipotética, poderia oferecer riscos aos funcionários envolvidos.

Crédito da imagem: Divulgação

Por: Rafael Ajooz