OABRJ inaugura sala de perícias em Santo Antônio de Pádua e homenageia advogados veteranos

Na última quinta-feira, dia 23, a sede da OAB em Santo Antônio de Pádua celebrou a inauguração de uma sala de perícias do INSS, nomeada em homenagem ao ex-presidente da subseção, Maurício Oliveira Pinto. O evento contou com a presença de dirigentes da Seccional da OABRJ e incluiu a entrega da Medalha Sobral Pinto, destinada a advogados que ultrapassaram 50 anos de carreira, a oito profissionais da região.

“Esta é uma inauguração importante, porque, com a sala, tentamos reduzir a demora nos processos previdenciários”, afirmou Luciano Bandeira, presidente da OABRJ. Ele destacou que a nova sala facilitará a realização de perícias, beneficiando tanto advogados quanto cidadãos, e ajudando a cumprir o princípio da duração razoável do processo.

A sala é resultado de uma parceria entre a OABRJ e a Justiça Federal e segue o modelo de outras subseções, como Maricá e Campo Grande, que já possuem salas semelhantes. A iniciativa busca economizar tempo e dinheiro para advogados e partes envolvidas, que antes precisavam viajar longas distâncias para realizar perícias. Em Santo Antônio de Pádua, a nova instalação evitará deslocamentos de até 75 quilômetros até Itaperuna.

“Trata-se de um facilitador para a sociedade e um ganho para a advocacia”, afirmou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio. Ela ressaltou que o projeto está em andamento também em São Fidélis e Magé, com a intenção de expandir a iniciativa para outras localidades distantes.

A presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier, também celebrou a ocasião. “Foi uma tarde muito especial, na qual eternizamos o nome de um grande amigo batizando a nova sala de perícias com seu nome”, disse. A cerimônia contou ainda com a presença de familiares do homenageado, que expressaram sua gratidão. “É muito gratificante saber que meu pai teve seu trabalho eternizado na subseção”, afirmou Inácio Oliveira, filho de Maurício Oliveira Pinto.

Além da inauguração, a cerimônia homenageou advogados veteranos com a Medalha Sobral Pinto. O presidente da OAB/Itaocara, Fernando Marron, foi o primeiro a receber a honraria e se emocionou com os depoimentos de seus familiares. “É muito gratificante fazer parte dessa enorme família”, declarou Marron.

Outros advogados homenageados incluíram Acyr Nogueira, os ex-presidentes da subseção de Pádua, Marco Aurélio Daher e Antônio Carlos da Silveira Larrúbia, e advogados da OAB/Cambuci e OAB/São Fidélis, como Pedro Paulo de Tarso, Eliseu Macieira, Almir Pinto Azevedo, e Eduardo Guimarães Pessoa.

“É importante sabermos de onde viemos para sabermos para onde vamos”, concluiu Luciano Bandeira, reforçando a importância de honrar a memória daqueles que contribuíram significativamente para a advocacia no estado.

Foto: Divulgação