Arthur Zanetti passa por cirurgia após lesão no braço esquerdo e mantém esperança de disputar Olimpíada

O ginasta Arthur Zanetti precisou passar por uma cirurgia no braço esquerdo na última segunda-feira (20), após sofrer um rompimento agudo do tendão do bíceps distal. A operação foi bem sucedida, mas a lesão preocupa já que o ginasta ainda tinha esperança de estar nos Jogos Olímpicos de 2024, em julho.

“Arthur Zanetti sofreu um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, que foi reparado no dia seguinte, com uma incisão absolutamente anatômica no antebraço. Ele permaneceu internado apenas para recuperação, e recebeu alta no mesmo dia. A cirurgia foi um sucesso. Não houve nenhuma intercorrência” explicou o Dr. Benno Ejnisman.

A assessoria do atleta afirmou, em nota, que a cirurgia foi um sucesso, mas não tem previsão de recuperação. Esse tipo de lesão costuma demorar mais de dois meses para recuperar, o que afasta Zanetti de Paris.

“Foi um procedimento tranquilo de se fazer. Fui muito bem acompanhado e agora estou focado para que tenha uma recuperação a mais rápida possível” revelou o atleta.

Zanetti tem convivido com problemas de saúde nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, uma virose e dores no ombro que o tiraram do Mundial de ginástica artística, na Antuérpia. Ao descobrir que estava com dois tendões rompidos, passou por cirurgia e perdeu também o Pan de Santiago. Tudo isso já tinha atrapalhado a preparação para Paris.

“Cabe ressaltar que a lesão sofrida foi aguda, e não tem nada a ver com as outras lesões que o atleta havia sofrido no braço direito, das quais já estava recuperado” completou o ortopedista.

Zanetti esteve nas edições de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio e buscava a quarta participação nas Olimpíadas desse ano. Em 2012, conquistou o ouro nas argolas, se tornando o primeiro brasileiro a ganhar medalha olímpica na ginástica artística. Quatro anos depois, competindo em casa, com o apoio da torcida, levou a prata na mesma prova.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: COB