Tráfico e milícia disputam comunidades e moradores de Rio das Pedras vivem madrugada de terror com tiroteio
A Zonas Oeste e Norte do Rio passaram o final de semana ao som de disparos devido a tentativa de invasão de facções rivais, a pelo menos, três grandes comunidades.
Na madrugada desta segunda-feira (27), habitantes de Rio das Pedras, na Zona Oeste, despertaram ao som de uma troca intensa de tiros por volta de 4h30. Na madrugada anterior (26), foi marcada por um intenso tiroteio no Morro dos Macacos e no Complexo da Pedreira, as duas na Zona Norte. A motivação do confronto foi a tentativa de invasão do Comando Vermelho.
O Complexo da Pedreira é controlado pela facção criminosa Terceiro Comando Puro e, há anos, traficantes do Comando Vermelho tentam invadir a comunidade a fim de controlar a venda de drogas. Em Vila Isabel, bandidos do Morro São João, dominado pelo Comando Vermelho, tentam invadir o Morro dos Macacos.
No começo da manhã desta segunda, em Rio das Pedras, rajadas de fuzil e de armas de grosso calibre ainda assustavam moradores. Segundo eles, fazia tempo que não ocorria um tiroteio tão intenso na comunidade. Rio das Pedras é dominada por uma milícia há décadas, porém traficantes do Comando Vermelho vêm tentando invadir a região nos últimos tempos. Cerca de 300 mil pessoas vivem na comunidade.
Em Costa Barros, na Pedreira, um vídeo mostra balas atingindo uma parede e até uma explosão. Moradores dizem que traficantes do Chapadão tentaram tomar a favela.
De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, homens do 41° BPM (Irajá) apreenderam 1 fuzil AK-47 no fim do tiroteio.
Em Vila Isabel, relatos afirmam que o tráfico do Morro São João tentou invadir o morro dos Macacos.
Por: Rafael Ajooz
Crédito da imagem: