‘Taxa da Blusinha’: Governo tenta convencer Arthur Lira a analisar fim da taxa em compras internacionais de até 50 dólares
Neste fim de semana, o Governo Federal tentou convencer o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a analisar o fim da isenção de compras em sites internacionais até US$ 50 em um projeto de lei separado. Para deputado e relator da tributação, Átila Lira (PP-PI), a “taxa da blusinha” tem o objetivo de evitar “desequilíbrio” em relação à indústria nacional. Para o governo, no entanto, a taxação pode gerar perda de popularidade para Lula.
A condição é de que ela trâmite em um projeto de lei paralelo, não em formato de “jabuti” incluído na proposta do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação). “Jabuti” é o termo usado na política para nomear um dispositivo inserido em uma proposta que não tem relação direta com o tema principal do texto.
A iniciativa será votada pelo Senado Federal antes de ser remetida a Lula para sanção ou veto. Porém, o presidente já inclinado a vetar a “taxa da blusinha” e alegou que não sabe se os produtos realmente afetam a indústria nacional:
“Quem é que compra essas coisas? São mulheres, a maioria, jovens e tem muita bugiganga. Eu nem sei se essas bugigangas competem com as coisas brasileiras. Nem sei”.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Lula Marques/Agência Brasil