Após fortes chuvas, Rio Grande do Sul vive apagão e mais de 104 mil pontos permanecem sem energia elétrica

No Rio Grande do Sul, ao menos 104.204 mil residências e pontos comerciais ainda sofrem com a ausência de energia elétrica, segundo boletim de infraestrutura publicado pelo governo do Estado na manhã desta segunda-feira (27). São 38.804 mil clientes da distribuidora Equatorial Energia (CEEE Equatorial) e 65.400 mil da Rio Grande Energia (RGE). São 169 mortos, 806 feridos e ao menos 56 pessoas desaparecidas em decorrência da tragédia climática.

Os dados ainda informam que 581,6 mil pessoas estão desalojadas e mais de 55,8 mil estão em abrigos públicos, necessitando de itens como colchões, cobertores e roupa de banho e cama. Num panorama geral, foram ao menos 469 cidades afetadas e mais de 2,3 milhões de pessoas que sofreram com as inundações.

O levantamento também apontou que mais de 77,7 mil vítimas das enchentes já foram resgatadas e mais de 12,5 mil animais foram salvos, na extensa operação que conta com mais de 28 mil pessoas, mais de 4 mil viaturas, 216 embarcações e 14 aeronaves. As chuvas intensas também causaram danos na infraestrutura viária do estado. São, pelo menos, 64 trechos de rodovias que enfrentam algum tipo de bloqueio por causa disso. Dentre esse total, 38 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre pontes e estradas.

Segundo a apuração da Defesa Civil, mais de 270 mil estudantes foram impactados pelas cheias em escolas em toda Rede Estadual de ensino, com a suspensão das aulas. O informe ainda apresenta o número de 1.066 escolas afetadas pelas enchentes.

Crédito da imagem: Reprodução TV Globo

Por: Rafael Ajooz