Prefeitura do Rio lança edital para concessão do mobiliário urbano que inclui pontos de ônibus e terminais do BRT

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (24) o edital de licitação para a concessão do mobiliário urbano da cidade. O processo inclui quatro lotes simultâneos, abrangendo pontos de ônibus, painéis de publicidade, relógios digitais, telas publicitárias do sistema de bicicletas compartilhadas Bike Rio, além de estações e terminais do sistema de BRT.

Novos equipamentos e modernização

Com a concessão, a capital fluminense espera receber mais de 1.800 novos abrigos de ônibus e 202 novos relógios digitais. Além disso, os equipamentos urbanos existentes serão reformados e modernizados.

Destaques do contrato

Uma das exigências do contrato é que 30% dos novos relógios digitais estejam equipados com medidores de umidade. Aproximadamente 20% dos abrigos de ônibus terão sistemas de segurança adicionais, incluindo câmeras de vigilância e um botão de emergência. Esses botões estarão conectados a uma equipe central de controle da empresa concessionária, permitindo monitoramento em tempo real. Em caso de emergência, as autoridades de segurança serão acionadas imediatamente. Esse sistema já está em funcionamento em paradas estratégicas do VLT no Centro do Rio.

Investimento e prazos

O investimento total estimado para o projeto é de R$ 460 milhões ao longo de 20 anos. Com os quatro contratos, o município do Rio receberá uma outorga fixa com valor mínimo de aproximadamente R$ 644 milhões, além de uma parcela variável correspondente a 5% do faturamento bruto. As propostas para a concessão deverão ser entregues até o dia 27 de junho, com o leilão programado para o dia 3 de julho.

 

Foto: Prefeitura do Rio