Paris 2024: homem é preso por planejar ataque ao revezamento da tocha olímpica
Um homem foi detido em Bordeaux, França, sob suspeita de planejar um ataque ao revezamento da tocha olímpica. A prisão foi anunciada nesta quinta-feira pelo ministro do Interior da França, Gérald Darmanin.
Segundo a BBC, a investigação começou após o suspeito publicar ameaças nas redes sociais, mencionando um possível ataque durante a passagem da tocha olímpica. Ele também fez referência ao tiroteio em massa ocorrido em 2014 em Isla Vista, Califórnia, que resultou na morte de seis pessoas.
A tocha olímpica estava prevista para chegar a Bordeaux na tarde desta quinta-feira. Durante o interrogatório, o homem confessou que “considerou um ato sem localização específica”. Embora não tivesse antecedentes criminais, a polícia encontrou um revólver de borracha, vários celulares e um computador em sua residência. Gérald Darmanin elogiou a eficiência da polícia em uma postagem nas redes sociais.
“Um indivíduo que planejava uma ação violenta durante a passagem da tocha olímpica em Bordeaux foi preso. Obrigado aos policiais e, de forma mais ampla, a todos os agentes do Ministério que asseguraram esta festa popular com notável profissionalismo e empenho.”, escreveu Darmanin.
A tocha olímpica está no início de um percurso de cerca de 12.000 km pela França, com 68 etapas passando por 400 cidades. Medidas de segurança foram reforçadas, incluindo a participação de especialistas anti-drones.
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o país tem planos de contingência para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, originalmente prevista para ocorrer no Rio Sena. Em caso de ameaças terroristas, a celebração poderá ser transferida para o Trocadéro ou para o Stade de France.