Segundo ISP, mortes em confronto com a polícia caem pela metade no Rio de Janeiro

As mortes por intervenção de agente do Estado diminuíram em 51% entre janeiro e abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando o menor índice desde 2014, totalizando 204 vítimas. Paralelamente, os homicídios dolosos também apresentaram uma queda de 17%, com 989 registros.

Esses dados, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e obtidos exclusivamente pelo GLOBO, coincidem com a adoção de câmeras corporais nos uniformes dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) desde janeiro. Além disso, houve uma redução significativa no roubo de carga, com 784 ocorrências entre janeiro e abril, representando uma diminuição de 48% em relação ao mesmo período de 2023, marcando a menor quantidade de registros desde 1999.

“A queda da criminalidade no Estado do Rio vem se mantendo ao longo dos meses, e é resultado dos investimentos que estamos realizando na segurança pública nos últimos anos, com o que tem de mais moderno em tecnologia e treinamentos” — destacou o governador Cláudio Castro.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução