Reino Unido: primeiro-ministro Rishi Sunak anuncia Eleições Legislativas para 4 de Julho

Os eleitores britânicos irão às urnas para eleger o próximo governo em 4 de julho. A data foi oficialmente anunciada pelo primeiro-ministro Rishi Sunak na tarde desta quarta-feira (4), após uma reunião extraordinária do conselho de ministros.

Sunak revelou que solicitou a dissolução do Parlamento ao rei Carlos III nesta manhã, e o pedido foi concedido, estabelecendo a realização das eleições no início de julho.

A confirmação da data veio após um dia de intensas especulações em Westminster. O anúncio foi feito sob chuva, em frente à residência oficial do primeiro-ministro britânico, em Downing Street, nº 10.

“Chegou o momento de o Reino Unido escolher o seu futuro. De decidir se quer aproveitar os progressos alcançados ou arriscar-se a voltar à estaca zero, sem um plano e sem certezas”, declarou Sunak.

Pesquisas indicam que os conservadores, atualmente no governo, estão 20 pontos atrás dos trabalhistas. Caso essa tendência se confirme, será o fim de 14 anos de gestão conservadora, em um dos períodos mais turbulentos da história recente do Reino Unido.

Apesar das pesquisas desfavoráveis, o primeiro-ministro se mostra confiante em um bom resultado.

Rishi Sunak vinha sendo pressionado a convocar estas eleições antecipadas, mas aguardou por melhores resultados econômicos.

Desafios à Frente

O anúncio das eleições rapidamente se transformou em um discurso de pré-campanha por parte do primeiro-ministro, que buscará a reeleição.

Sunak começou o discurso lembrando que o país enfrentou, desde a última eleição, seu período mais desafiador desde a Segunda Guerra Mundial, citando a pandemia de COVID-19 e “a volta da guerra à Europa, com a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin”, que impactou significativamente o setor de energia.