Prefeitura do Rio inaugura novo Terminal Mato Alto do BRT Transoeste

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (19), o novo Terminal Mato Alto em Guaratiba, marcando um avanço significativo após cinco meses da operação da Nova Transoeste. O antigo terminal, de 490 m², foi substituído por um espaço moderno e amplamente ampliado, agora com 7.390 m². Este é o segundo terminal construído neste corredor, seguindo a entrega do Terminal Magarça em março. Os terminais Curral Falso e Pingo D’Água estão atualmente em obras e serão inaugurados ainda este ano.

O novo Terminal Mato Alto proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam o BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. A transformação de antigas estações em modernos terminais é fruto de um investimento de mais de R$ 180 milhões.

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da obra para a população:

“É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte durante anos. É muito difícil construir, destruir é muito fácil e reconstruir é mais difícil ainda. Muito bom ver hoje o trabalhador de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, Campo Grande chegar num terminal confortável, digno, com cobertura para dias de sol e chuva. Poder entrar num ônibus confortável, digno, novo, com o ar condicionado funcionando.”, afirmou Paes.

O novo Terminal Mato Alto funcionará em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus e vans (Norte e Sul), oferecendo 1.007 metros quadrados de área coberta, dois bicicletários com 512 vagas e uma ciclovia de 2.750 metros de extensão. O terminal alimentador e o bicicletário Norte já estão operando, enquanto as obras do terminal alimentador Sul começarão na próxima semana, com previsão de conclusão em 90 dias.

Para facilitar o transbordo entre plataformas durante as obras do terminal alimentador Sul, os ônibus regulares serão deslocados para o terminal alimentador Norte, acessível através de uma passarela exclusiva construída na Avenida Dom João VI. A obra do Terminal Mato Alto incluiu também dois novos viadutos, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

O novo terminal contará com sete linhas de BRT:

– Linha 10: Santa Cruz x Alvorada (expresso) – intervalo de 4 minutos no pico da manhã e 6 minutos no da tarde
– Linha 11: Santa Cruz x Alvorada (parador) – noturno, intervalo de 12 minutos
– Linha 12: Pingo D´Água x Alvorada (expresso) – intervalo de 3 minutos no pico da manhã e 6 minutos no da tarde
– Linha 19: Pingo D’Água x Salvador Allende (expresso) – somente à tarde, intervalo de 8 minutos
– Linha 20: Santa Cruz x Salvador Allende (expresso) – somente à tarde, intervalo de 7 minutos
– Linha 13: Mato Alto x Alvorada (expresso) – intervalo de 5 minutos no pico da manhã e 6 minutos no da tarde
– Linha 25: Mato Alto x Alvorada (parador) – intervalo de 6 minutos no pico da manhã e da tarde

Linhas com ponto final nos terminais alimentadores:

– 872: Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto
– 885: Terminal Mato Alto – Santa Cruz
– 853: Vila Kennedy – Terminal Mato Alto
– SV853: Vila Kennedy – Terminal Mato Alto
– 883: Bangu – Terminal Mato Alto

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

– 852: Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba
– SP852: Terminal Campo Grande – Piraquê
– 866: Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba
– 857: Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água
– 867: Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande

 

Foto: Divulgação Prefeitura do Rio