Deficiência de vitaminas e uso de produtos químicos favorecem enfraquecimento das unhas
Muitas pessoas tem o sonho de ter unha forte que consiga manter grande, por isso, unhas quebradiças são o motivo de baixa estima. Isso ocorre porque, quando as unhas apresentam aspecto poroso e fino e estão indicando que falta vitaminas e nutrientes fortalecedores. 20% da população adulta sofre de fragilidade nas unhas. Os principais sinais incluem fácil quebra, manchas, irregularidades e maior vulnerabilidade a infecção fúngica.
Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele, explica que o enfraquecimento das unhas é um problema bastante comum. As causas podem variar desde o uso constante de produtos químicos até a deficiência de vitaminas.
“A forma mais rápida para iniciar os cuidados das unhas fracas e quebradiças é utilizando produtos fortalecedores que sejam eficientes aos problemas que causam a fragilidade”, explica a farmacêutica.
Os produtos mencionados trabalham para hidratar, nutrir e criar uma barreira protetora para as unhas e cutículas. Entretanto, em muitos casos, cuidados simples no dia a dia são o bastante para solucionar a questão.
Confira dicas de como cuidar das unhas para mantê-las fortes e saudáveis.
1. Não roer as unhas
Roer as unhas é muito prejudicial por tornar possível o aparecimento de vírus e fungos.
2. Utilize produtos próprios para unhas e cutículas
É recomendado utilizar produtos que contenham, em sua composição, ativos responsáveis por fornecer nutrição às unhas e cutículas.
3. Não tire as cutículas com frequência
Tirar a cutícula frequentemente é prejudicial, pois facilita a entrada de microrganismos – responsáveis pela aparição de fungos, como a micose.
Para disfarçar as cutículas das unhas, é ideal priorizar produtos que hidratem e combatam o aspecto ressecado das unhas.
4. Não pinte as unhas com frequência
Provavelmente você já ouviu falar que “é preciso deixar a unha respirar”, isso porque o uso ininterrupto do esmalte causa ressecamento e enfraquecimento.
Ainda de acordo com a farmacêutica, intercalar cores escuras e claras de esmalte é significativo para a saúde das unhas, pois o uso constante de cores escuras contribui para o amarelamento das unhas.
5. Cuide da alimentação
Assim como a saúde da pele e do cabelo são comprometidas pela alimentação, com as unhas não é diferente. Consumir alimentos ricos em zinco, biotina, selênio e proteína são indispensáveis quando o assunto é unha saudável.
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Reprodução Internet