CCBB-RJ exibe 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil a partir deste sábado (18)
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio exibirá, de 18 a 26 de maio, a 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil e apresenta uma oportunidade única de assistir a seis produções de cineastas do Haiti e do Brasil, entre longas, curtas, documentários e animação que tratam de exibir os conflitos sociais que acontecem no Haiti.
O Centro Cultural fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio. A programação é gratuita.
A exibição é uma iniciativa do Centro de Arte e Pesquisa People’s Palace Projects (radicado em Londres) e proporcionar um espaço para diálogo e troca de experiências entre os países através desta identidade cinematográfica. Para o curador da mostra, Richemond Dacilien, o diálogo cultural é também uma forma de se ampliar o pertencimento dos migrantes haitianos no Brasil.
Na programação, quatro dos seis filmes (“Freda”, “Barikad”, “Terremoto” e “Chache Lavi”) revisitam o conturbado passado do país, o terremoto de 2010 que matou 300 mil haitianos e trouxe milhares ao Brasil, mas também projetam a possibilidade de um futuro esperançoso e a presente dúvida sobre imigrar ou resistir para sobreviver no Haiti.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/CCBB-RJ