Hospitais Federais no RJ paralisam devido à greve, seis unidades de saúde foram afetadas

Servidores de saúde dos seis hospitais federais localizados no Rio de Janeiro entraram em greve, nesta quarta-feira (15). Segundo o Sindicato dos Servidores Federais, as unidades vão funcionar apenas com 30% de funcionários. Durante a paralisação, somente alguns serviços essenciais serão mantidos. São eles: hemodiálise, diálise, oncologia e quimioterapia. As cirurgias eletivas, consultas, e exames eletivos não oncológicos estão suspensos.

Nesta manhã, a paralisação impactou diretamente os atendimentos, alterando significativamente a rotina dos pacientes. No Hospital Federal Carlos Fontes, os funcionários realizaram um protesto em meio às suas demandas. As principais reivindicações incluem a realização de concursos públicos, a renovação dos contratos e uma recomposição salarial de 49%.

As negociações permanecem há nove meses.

Nós queremos ter carreira que nos dignifique e valorize o serviço. Temos acordo de greve assinado que tinha 3 itens de pauta e o governo não cumpre. A gente não recebe valor da insalubridade, lida com doença infectocontagiosa, deveria receber grau máximo. A gente tem uma situação absurda”, declarou Christiane Gerardo, diretora do Sindisprev.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução