Chuvas no RS: Prefeitura autoriza 85 mil pessoas a voltarem para casa em Pelotas

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, autorizou que cerca de 85 mil pessoas voltem para casa em regiões ainda afetadas pelas enchentes na cidade. De acordo com a administração municipal, cerca de oito bairros que estavam em situação de risco retornaram para o estado de alerta, o que autoriza o retorno, mas com cautela.

Pelas redes sociais, Paula Mascarenhas (PSDB), prefeita da cidade, afirmou que “as pessoas podem voltar pra casa [nessas áreas], mas não com aquela ideia de que a vida vai voltar ao normal, levando todos os móveis… porque é muito provável que na semana que vem a gente precise de novo chamar as pessoas para evacuarem essas áreas”.

De acordo com estudos publicados pela Universidade de Pelotas (UFPel), a melhora nas condições meteorológicas da cidade se deu com o fim das chuvas e a ida dos ventos em direção contrária, o que têm empurrado a água da Lagoa dos Patos, que cerca a cidade, para outra costa, fazendo com que o nível do Canal de São Gonçalo diminua.

Contudo, a administração municipal alerta para manter a atenção. Uma previsão de novas chuvas e de diminuição do vento entre quinta (16) e sexta (17) pode fazer com que a água retorne, provocando novamente o aumento do nível da Lagoa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/G1