Ministério da Saúde aponta queda nos casos de Dengue em grande parte do Brasil

O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14) aponta uma redução nos casos de dengue em quase todos os estados do Brasil. Enquanto Maranhão e Mato Grosso apresentam uma estabilidade nos registros da doença, todas as outras unidades da Federação indicam uma tendência de queda.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, observa que a expectativa é de que Maranhão e Mato Grosso também entrem em tendência de queda nas próximas uma a duas semanas, seguindo o padrão observado ao longo da epidemia de 2024 no país.

Atualmente, há 10 estados com decretos de emergência por dengue: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A perspectiva é que esses estados revoguem os decretos assim que o número de casos por 100 mil habitantes cair abaixo de 300.

O boletim também destaca que existem 632 decretos municipais de emergência por dengue em vigor, com mais de 500 deles em revisão pelo ministério. Ethel ressalta que, mesmo com a tendência de queda, o repasse de recursos continuará, já que a epidemia pode durar de três a quatro meses em cada localidade.

Em relação aos números, o país registra um total de 4.797.362 casos prováveis de dengue em 2024, com uma média de 2.362,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Isso inclui 53.660 casos de dengue grave ou com sinal de alarme. Além disso, há 2.576 óbitos confirmados pela doença e 2.628 em investigação.

 

Foto: Reprodução Internet