Tremores de terra de baixa intensidade são registrados no Rio Grande do Sul

Na madrugada desta segunda-feira (13), uma série de tremores de terra de baixa intensidade foram relatados por moradores da região de Caxias do Sul, serra gaúcha. Os relatos foram registrados nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h. Segundo a Defesa Civil, terremotos foram causados pela acomodação de camadas rochosas subterrâneas, eventos recorrentes na região.

Pelas redes sociais, moradores contaram que sentiram a casa “chacoalhar” por pelo menos três vezes. Em vídeos, também há relatos de barulhos de estalos. Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul disse que os tremores foram registrados em pelo menos quatro bairros da cidade, mas que não não há riscos para a população.

Conforme o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Em 2008 e 2010 o bairro do Jardim América já apresentou tremores de terra.

A orientação do Corpo de Bombeiros era de que os moradores só deixassem a residência em caso de aparecimento de rachaduras nas paredes ou vigas. Caso as estruturas não apresentassem danos, as pessoas poderiam permanecer em suas casas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada.

Por: Ágatha Araújo 

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil